“ Estou com um nó na garganta”
“Meu coração parece que está pulsando na garganta”
“Estou com falta de ar e coração acelerado”
“Estou tensa e não consigo dormir”
Pois é.…algumas pessoas passam ou já passaram pela experiência acima, mas não imaginam que isso pode ser o início de um ciclo de Transtorno de Ansiedade.
A palavra ansiedade vem do latim "anxietas" que tem tradução aproximada em "angústia" e também tem origem no verbo "anguere" tradução em "apertar, sufocar".
Algumas pessoas também entendem como impaciência e desejo de que algo aconteça.
Segundo o dicionário, o transtorno de ansiedade é “um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação”.
Mas há uma pequena diferença entre medo e ansiedade. A ansiedade é uma antecipação de acontecimentos futuros, o que pode ser bom ou ruim. É bom, quando, por exemplo, ela ajuda a pessoa a ser pontual nos compromissos. Porém, é ruim quando ela passa a ser excessiva, inviabilizando as atividades do cotidiano como, por exemplo, revisar se a torneira da cozinha está fechada várias vezes antes de sair.
Enquanto na ansiedade há a expectativa de uma futura ameaça, no medo a ameaça é real ou percebida. Além disso, a ansiedade excessiva pode se transformar num distúrbio de ansiedade, ou seja, numa doença.
No transtorno de ansiedade, as pessoas não têm tempo para o agora: elas sofrem por antecipação a uma situação.
Se você sofre por ter todos esses sintomas, procure um psicólogo.
Estamos aqui para te ajudar!
Comentários